Blog

Diga não ao Capacitismo!

Diga não ao Capacitismo!

Oi pessoal, aqui é a Roseli Claro, assistente da Diretoria do Grupo Método. Eu estou com 50 anos e sou autista.

Hoje eu queria conversar um pouquinho com vocês sobre um tema que mexe muito comigo, capacitismo.

Sabem por que esse tema me incomoda tanto? Porque durante a minha vida sofri capacitismo em praticamente tudo, trabalho, vida social, escola, quando eu estudava, quando eu ia para a escola, década de 70, 80, 90 a palavra capacitismo não existia, creio eu, mas a ação em si já existia, sim.

Capacitismo ocorre quando sou julgada incapaz de realizar algo; pode ser uma atividade ou um comportamento.

Mas como as pessoas conseguem chegar a conclusão de que eu sou ou não capaz de realizar algo? No que elas se baseiam?

Hoje eu faço coisas que há anos atrás eu não teria certeza de que um dia eu faria. Tive oportunidades, tive auxílio, mas as coisas não foram sempre assim.

No meu entender, o capacitismo passa a ser extremamente cruel quando eu passo a acreditar mais nele do que em mim, e eu cheguei a esse ponto, ou seja, se você me julga incapaz, eu passo a acreditar em você e não em mim, ou seja, sou incapaz.

Mas e as chances que a vida me trouxe, e as pessoas que acreditaram em mim?  Mudou alguma coisa? Sim, mudou tudo, mudou a minha autoestima, mudou meu esforço, mudou meu empoderamento, mudou e acredito que ainda vai mudar mais, porque hoje sou encorajada, estimulada; se acreditam em mim, eu entendo que devo acreditar também.

Conseguir descobrir que o capacitismo está nos outros e não em mim foi libertador, descobrir que não preciso que você acredite em mim, porque eu acredito, mesmo sabendo que existem minhas limitações, não são elas que irão definir onde eu posso chegar.

O que eu acho muito importante e me sinto na obrigação de impedir que sejam capacitistas com as crianças, tenho medo que façam o mesmo com elas, não se destroem sonhos, nem oportunidades, principalmente dos que estão chegando agora por aqui. Eu sinto essa responsabilidade e desejo muito poder ajudar com a minha experiência.

Roseli Claro