
- Home
- GMep
- Eventos
- Comportamentos Autolesivos Graves: Da Teoria à Prática na Avaliação e Tratamento
Sobre o Workshop
Comportamentos autolesivos, destacados na literatura internacional como self-injurious behavior (SIB), podem incluir uma classe de respostas ampla e são aqueles que se direcionam a si mesmo e têm o potencial de causar danos, produzindo dano tecidual. Formas comuns de SIB podem incluir: bater na cabeça, dar tapas no próprio corpo, morder a si mesmo, dar socos na cabeça e/ou na região do olho, dentre outros. Estes podem causar danos sérios, variando de contusões e lacerações transitórias à desconfiguração permanente e até à perda de visão. É importante enfatizar que a ocorrência de SIB não se limita a nenhum perfil diagnóstico ou demográfico, podendo ser exibido por indivíduos de qualquer idade, com ou sem diagnóstico psiquiátrico. Apesar disso, é mais comum ser observado entre indivíduos com deficiência intelectual e atraso no desenvolvimento, incluindo o Transtorno do Espectro do Autismo.
Pesquisas indicam que a intervenção comportamental é eficaz, especialmente quando baseada em uma análise funcional do comportamento. O tratamento, a partir disso, pode envolver diversas estratégias comportamentais. Os desafios podem incluir: conduzir uma análise funcional eficaz e de forma segura, traduzir análise funcional em um plano comportamental adequado com treinamento de habilidades e garantindo a segurança, treinamento de equipe e cuidadores, gerenciamento de longo prazo e questões éticas.
Público Alvo
Profissionais que trabalham com análise do comportamento aplicada, professores, terapeutas, educadores e cuidadores que interagem e atuam com pessoas que apresentam comportamentos autolesivos.
Metodologia
– Aulas expositivas com parte conceitual e aplicada, com literatura atualizada de análise do comportamento sobre comportamentos autolesivos graves;
– Prática e discussão clínica em pequenos grupos, incluindo: caso clínico, avaliação de risco, treinamento de equipe e cuidadores, carga horária e setting, dentre outros.
O que você vai aprender
- Definição de comportamento autolesivo;
- Reforçamento automático;
- Avaliação para comportamento autolesivo;
- Subtipos de comportamento autolesivo; (Hagopian et al. 2015)
- Considerações sobre o uso de equipamento de proteção;
- Avaliação de estímulos competidores;
- Estratégias e intervenções para comportamentos autolesivos;
- Questões éticas sobre autolesivos graves.
Sobre os Palestrantes

Meca Andrade
Meca Andrade, MS
Diretora Chefe Clínica e Executiva do Grupo Método
Graduada em Psicologia pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo); Mestre em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) pela Northeastern University; Trabalhou 18 anos no New England Center for Children (NECC).

Henrique Costa Val
Dr. Henrique Costa Val
Diretor Clínico – Grupo Método João Pessoa/PB
Graduado em Psicologia pela PUC-MG (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais); Especialista em Clínica Analítico-Comportamental pelo Núcleo Paradigma; Mestre em Psicologia Experimental pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo); Doutor em Psicologia Experimental pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo). Analista do Comportamento Certificado BCBA® (Board Certified Behavior Anaylist).
Este workshop inclui
- Material de Apoio e sugestão de leitura
- Carga Horária Total de 8h
- Certificado de Participação
- Crédito de Educação Continuada (BACB e QABA)
- Coffee Break
- Sorteio de 1 consultoria de 90 min. com um dos palestrantes
Próximas turmas: São Paulo (SP) e João Pessoa (PB)
-
Clique no botão para inscrever-se na lista de espera. Entraremos em contato quando uma nova turma for lançada.